Os religiosos de nosso Instituto dedicados a este apostolado buscam impregnar-se no amor absoluto e total à verdade, trabalham para que os princípios do Evangelho influam efetivamente na vida dos homens e combatem com todas suas forças o erro, em meio de um mundo que acredita que o erro possui entre os homens iguais direitos que a verdade. Nas disciplinas teológicas dão ao Magistério da Igreja, à doutrina dos Santos Padres e aos ensinos de Santo Tomás do Aquino o lugar privilegiado que lhes outorgam os Papas, o Concílio Vaticano II e o Código de Direito Canônico. Na filosofia ensinam as contribuições da antiguidade grega recebidas pela tradição católica e que recebem o justo nome de “patrimônio filosófico perenemente válido” [1].

Apostolado Intelectual

Apostolado Intelectual

Os que se dedicam à investigação teológica, filosófica, científica, cultural, etc., procuram ter muito em claro que, embora pareça mais distante, este trabalho intelectual não só é para maior glória de Deus, mas também para o maior bem das almas, e entra totalmente no carisma de nosso Instituto. A este respeito ensina Santo Tomás: “… É melhor ensinar a sagrada doutrina, e mais meritório, se realizar com boa intenção, que procurar o cuidado particular da salvação deste ou daquele… a mesma razão demonstra que é melhor ensinar as coisas que pertencem à salvação a aqueles que podem aproveitar tanto para si como para outros que por sua simplicidade só podem aproveitar para si mesmos” [2].

Publicação de Livros

Por outra parte, tendo em conta a especial conveniência do apostolado intelectual, particularmente por meio das publicações, já que o escrito permanece e se propaga mais, damos maior ênfase na difusão do Evangelho mediante artigos em revistas de investigação ou de divulgação, monografias, livros e demais níveis de publicação.


[1] Cf. Código de direito canônico, c. 251.
[2] Quodl. I, VII, 2.