O recém-ordenado Pe. Adriano da Silva, IVE, brasileiro que atualmente é missionário em Kallmet – Albânia (país da Beata Madre Teresa de Calcutá), visitou o Brasil neste mês. Junto aos padres da província celebrou a Santa Missa na festa da Transfiguração do Senhor, dia em que comemoramos nosso carisma. Ao final da Santa Missa o padre pronunciou a tradicional Ação de Graças por sua ordenação.

Confira na íntegra seu discurso:

Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância. E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo. Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna. Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém. (I Tim 1,12- 17)

Esta parte, da primeira epístola de São Paulo a Timóteo, é conhecido como a vocação do Apóstolo. E este texto me ajudou a compreender muita coisa no meu chamado, pois o modo de trabalhar de Deus é este: de ignorantes pescadores, lhes transforma em apóstolos; dentre os mais simples, escolhe os seus Sacerdotes.

Por isso unindo-me a São Paulo ao Rei dos séculos, ao único Deus imortal e invisível, honra, glória e ação de graças pelos séculos; à Virgem Maria, Mãe, protetora e guia das vocações e de todo sacerdote.

Minha ação de graças aqueles que nesta terra foram os realizadores deste plano divino, aos meus pais que com muito sacrifício ajudaram no meu caminho.

Minha ação de graças a todos os sacerdotes que Deus permitiu que eu encontrasse: Ao Pe. Buela, fundador da nossa Família Religiosa; Aos meus superiores e formadores que pela sua fidelidade ao Espírito Santo me ajudaram durante o meu tempo de formação: Pe Victor Morereira, Pe. Osvaldo Acosta, Pe. Anibal Karam, Pe. Emílio Rossi, Pe. Ernesto Caparrós, Pe. Carlos Wlaker. Aos meus diretores espirituais que com muita paciência me ajudaram e ao meu atual diretor Pe. Elvio Fontana. Aos meus párocos que me ajudaram ao início da minha vocação, ensinando-me a viver unido a Cristo na família e na vida paroquial

Minha ação de graças a todos os meus companheiros de seminário que me suportaram com paciência e caridade como verdadeiros irmãos.

Minha ação de graças a todas as pessoas que me ajudaram com as suas orações. As Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, principalmente àquelas contemplativas que rezam pela minha vocação.

E também as pessoas que de uma maneira ou de outra me ajudaram materialmente, fazendo sacríficos com grande generosidade na intenção de poder ver um dia aquele jovem seminarista, celebrando o Santo sacrifício da Missa.

Finalmente quero repetir as palavras do Venerável Papa João Paulo I: Sou sacerdote não para ser superior a todos, mas para ser pai de todos e ajudar a todos a levar a cruz.

Subindo cada dia ao Altar de Deus, o Deus da minha alegria e da minha esperança, quero que este agradecimento continue sempre atual, cada vez que pronuncie: ISTO É O MEU CORPO… ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE…

Peço a Deus somente a força para responder com fidelidade a tantas graças que Ele me tem concedido. Me encomendo às vossas orações, especialmente pela minha nova Missão na Albânia, para que eu possa santificar-me e irradiar a luz de Cristo a todos eles.

E como disse São João XXIII: Permaneçam sempre em união de orações!

Rezem por mim e eu rezo por vocês! Obrigado”!

Pe. Adriano da Silva

Confira as fotos!