IVE inaugura o Centro Esportivo João Paulo II
para diminuir as consequências da guerra no Iraque

Pelo Pe. Luis Montes IVE.

As consequências da guerra nas crianças podem ser realmente devastadoras, a saber: crianças que perderam sua infância; crianças que presenciaram coisas que jamais deveriam ter presenciado; crianças que assistiram à partida de seus pais e irmãos que foram para nunca mais voltar; crianças que perderam a confiança em tudo, já que nem mesmo seus próprios pais foram capazes de defendê-las; crianças violentadas, torturadas, exploradas…

Iraque_1

Agora muitas dessas crianças são adolescentes que carregam com um peso que lhes foi imposto pela crueldade de interesses que eles nem mesmo são capazes de entender.

Os anos foram passando sem que se encontre para esta terra uma solução de paz e de segurança; o sofrimento continua e, com o passar dos anos cresce a falta de esperança, que os faz piorar ainda mais. Para quem observa desde fora, parece que a guerra terminou, mas isso não é totalmente verdade, já que persistem as consequências da mesma para aqueles que continuam vivendo aqui. As notícias são cada vez mais escassas – o que não quer dizer que a situação melhorou. Pelo contrário, são palpáveis sinais de uma destruição que vai avançando.

Iraque_3

Outros conflitos começam a chamar a atenção dos meios de comunicação do mundo e as mesmas ajudas humanitárias foram diminuindo cada vez mais.

No entanto, a Igreja continua com o seu silencioso trabalho em favor dos mais necessitados. Como constata o informe feito pela Cruz Vermelha e que foi intitulado “As crianças da guerra”, segundo o qual, a solução para a maioria dos problemas de saúde mental das crianças e adolescentes que sofreram com a guerra está em: “Criar condições cada vez mais favoráveis para que aquelas vítimas possam se recuperar por si mesmas. Em geral, para isso basta com restabelecer certa normalidade em suas vidas: prestando as devidas atenções e cuidados, satisfazendo suas necessidades básicas, restabelecendo sua rotina de vida e suas estruturas habituais, oferecendo diferentes atividades que combatem o ócio (representações teatrais, simulações, jogos, esportes, desenhos, etc.)”.

Iraque_4

É por este motivo que, tratando de contribuir com nosso grãozinho de areia para o restabelecimento total daqueles adolescentes que sofreram o pior da guerra e o contínuo do pós-guerra, a Igreja latina de Iraque construiu o Centro Esportivo João Paulo II.

Sua construção foi possível graças à generosa ajuda da Associação “Giovanni Paolo II”, que cobriu todos os gastos da construção. A Caritas é a responsável pela gestão, cobrando o mínimo possível para manter seu funcionamento.

O Centro teve sua abertura oficial em 15 de dezembro de 2013, data na qual puderam participar os benfeitores provenientes da Itália.

Iraque_2

Queremos aproveitar para também agradecer ao Clube Roma (Itália), pela recente doação de camisetas dada aos nossos jovens.

O Centro Esportivo João Paulo II conta com uma quadra de futsal e outras cinco que também podem ser utilizadas como quadra de basquete e de voleibol. Conta, ainda, com duas salas reservadas para os aparelhos de ginástica e reabilitação (uma espécie de mini Academia), uma para os rapazes e a outra para as mulheres; também conta com uma sala onde está a quadra de ping-pong e a mesa de sinuca, além de ter uma cafeteria própria. O Centro funciona de segunda a sábado das 16hs às 22hs. Durante esses dias vêm jovens e crianças e também pessoas de maior idade para jogar e fazer um pouco de esporte.

Como nós, os padres, moramos no terceiro andar do prédio, todos os dias devemos aprender a “suportar” o barulho que vem de baixo. Mas, posso dizer: é um barulho que causa muita alegria, porque é o barulho da juventude que recebe aquilo que ela realmente merece!

Que Deus lhes abençoe!

Pe. Luis Montes, IVE

Para conhecer mais sobre a missão do IVE no Iraque acesse:

www.amigosdeiraque.verboencarnado.net

www.facebook.com/pages/Amigos-do-Iraque/204306243110228