Os Superiores e os professores dos Seminários pensem seriamente quanto o êxito da formação dos alunos depende da sua maneira de pensar e de agir. Sob a direção do reitor, estabeleçam uma estreitíssima união de pensamento e ação e constituam entre si e com os alunos uma família que corresponda à oração do Senhor «ut sint unum» (cfr. Jo. 17,11) e alimente nestes últimos a alegria da própria vocação.“, nos diz o Concílio Vaticano II [1].

Com esta convicção, no último dia sete do corrente mês tivemos a Jornada Tomista, cujo tema foi “O estudo do ser nos principais filósofos“. Estas foram organizadas pelo reitor de nosso seminário, o Pe. José Antônio Gonzalez. Nelas não só participaram os formadores e seminaristas, como também as Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará. Num caminho ascendente os expositores trataram desde Parménides até os filósofos contemporâneos, incluindo entre estes últimos os mais destacados destas terras de Santa Cruz. Deste modo se conseguiu fomentar o conhecimento dos pensadores tomistas brasileiros (com seus acertos e seus erros). Não é necessário nem ressaltar que neste caminho fomos iluminados pelo Angélico Doutor e seu mais ilustre discípulo, o Pe. Cornélio Fabro.

fotos-ive Confira como foi a Jornada Tomista.

Como não só pretendemos que junto com nossos membros (os seminaristas) tenhamos uma unidade de pensamento, mas também unidade no obrar, dias depois da Jornada Tomista tivemos os Jogos Florais. Começaram com a “solene” cerimônia de abertura, o acendimento da chama olímpica e uma retrospectiva das anteriores edições nesta casa de formação. As equipes tiveram como padroeiros dois dos evangelistas: Lucas e Mateus. Com eles (um convertido do paganismo e outro do grupo dos “publicanos”) quisemos representar a graça da conversão para seguir o espírito do Jubileu da Misericórdia promulgado por Sua Santidade, o Papa Francisco. Apesar da brevidade de tempo com que contaram para prepararem-se, os jogadores não mediram esforços e se destacaram nas diferentes competições tanto culturais como esportivas. De todas elas sobressaíram as competições de grego e o diálogo em latim como também as composições literárias (poesias e ensaios) nesta língua.

Formadores do Seminário São José de Anchieta, São Paulo – Brasil

Jogos Florais 2016

fotos-ive 

Confira mais fotos dos Jogos Florais:

Competições Culturais

Competições Esportivas

Teatro e Premiação

______________________________

[1] Optatam Totius, 5.