12 outubro de 2017, Aparecida, Brasil

Depois de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba do Sul celebramos o grande jubileu da Rainha do Brasil junto à cerca de 200 mil devotos que vieram a Aparecida neste dia 12 de outubro. Foi em outubro de 1717 que três pescadores lançando suas redes nas águas barrentas do rio ao invés de peixes, pescam a bendita Mãe de Deus em sua imagem da Imaculada Conceição. Mal sabiam eles que aquela pequena imagem, ainda quebrada, e tão simples daria origem ao maior santuário mariano do mundo!

Quem vai hoje a Aparecida pode contemplar toda a beleza da enorme basílica e contemplar os diversos lugares para visitação, mas nada supera aquele encontro diante da imagem, ali aos pés de Nossa Senhora há um encontro de olhares. A Mãe que olha para seus filhos, os filhos que olham para sua mãe que os recebe, ajuda, conforta, alivia, socorre, acalma e faz daquele encontro um momento único e irrepetível. Em Aparecida os olhares são marcados pelo sacrifício, pois não há como olhar para Maria Santíssima e não ver o Cristo, pois não há um só instante que os olhos de Maria não estejam voltados a seu divino filho que alguns metros à frente se sacrifica de amor no altar de nossa salvação.

E foi neste mesmo altar que pudemos participar da Santa Missa. Chegando a basílica ainda cedo já estava para começar a primeira missa do dia, as cinco da manhã, que fora celebrada fora do Santuário. A Missa Solene foi celebrada as 9h30 também fora do Santuário pela grande quantidade de fiéis. Antes disso, providencialmente, nós participamos da Missa das crianças as 7h30 da manhã. Por uma benevolência divina quis a Mãe de Deus que celebrássemos o santo sacrifício dentro de sua casa, pois esta fora a primeira missa do dia dentro do Santuário.

Os padres foram paramentar-se na sacristia e os seminaristas puderam ficar bem próximos ao altar em uma área reservada, logo iniciou-se a procissão de entrada e para nossa surpresa os padres Emílio Rossi e Antônio Gonzalez foram os concelebrantes principais. Como se ainda não bastasse, tanto na Missa das cinco da manhã como nesta que participávamos fora usado aquele formoso Cálice que nossa família religiosa ofertara a nossa senhora por ocasião do jubileu. Cálice que leva cunhado em sua base o brasão do IVE. Nós que fomos até lá para agradecer acabamos por ser agraciados por Nossa Senhora. Ela também quis nos dar um presente, ela também olhou para nós. Neste dia foram indescritíveis os presentes espirituais que a Virgem Maria nos concedeu.

Encontrar-se com a mãe Aparecida é elevar o olhar para aquela à qual Deus olhou a sua humildade e fez nela grandes maravilhas. E Ele também quer fazê-las em nós. Faça-se, pois, em mim a tua palavra e nós faremos tudo o que o senhor nos disser.

Viva a Mãe de Deus e nossa,

sem pecado concebida;

Viva a Virgem Imaculada,

a Senhora Aparecida!

Sem. Paulo Colombiano e Henrique Abreu

Seminário Maior São José de Anchieta

Confira mais fotos aqui!