No dia 15 de maio, 19 jovens da Paróquia Verbo Encarnado (Vila Guacuri, São Paulo), acompanhados do Pe. Andrés Furlan, IVE – de alguns pais e outros paroquianos – foram em romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para realizar a consagração à Nossa Senhora. Isso tudo, depois de um tempo de preparação segundo o método proposto por São Luis Maria Grignion de Montfort em seu livro “Tratado da Verdadeira devoção a Santíssima Virgem Maria”.

O próprio Pe. Andrés, descreve como tudo aconteceu:

                Saímos às 2h da manhã e, por volta das 5h chegamos à Cidade de Roseira, onde continuamos o percurso à pé, aproximadamente 12 km de Aparecida, oferecendo a romaria e os sacrifícios que ela continha por várias intenções individuais e comunitárias. Especialmente pelos jovens que iriam se consagrar a Nossa Senhora e pelas vocações sacerdotais e religiosas, para que Deus e a Virgem nos abençoe na paroquia com muitas vocações.

Amanhecia o dia, e ainda continuávamos na estrada, dividindo o tempo entre conversas entretidas, orações e cantorias.

O grupo chegou ao Santuário por volta das 8h, indo direto a visitar e rezar frente a Imagem de Nossa Senhora. Em seguida, deu-se lugar a tão esperada Santa Missa, na Capela dos Doze Apóstolos, lugar privilegiado, pois este é um espaço localizado justo atrás da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Esta Capela faz parte do projeto original da Basílica. Seu altar foi sagrado pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao Santuário Nacional no ano de 1980, mas só pode ser inaugurada oficialmente em 24 de julho de 2013 com a presença do Papa Francisco.

Neste lugarzinho especial e numa linda cerimônia litúrgica adornada por um pequeno coral polifônico, composto por eles mesmos, 19 jovens realizaram sua Consagração à Nossa Senhora, como escravos de amor.

Depois das fotos e das comemorações e de um almoço merecido, visitamos também a Basílica Velha para rezar e agradecer. Às 14h30 deixamos o Santuário rumo à São Paulo.

Rezemos pela perseverança de cada um dos jovens que se consagraram, que possam cumprir seus propósitos e realizar, pouco a pouco, seus sonhos e desejos de santidade. Que através da especial proteção materna de Maria, possam eles viver plenamente a própria vocação e alcançar a Cristo sendo exemplo para que mais jovens  no próximo ano possam trilhar este caminho, um verdadeiro atalho para fazer a vontade divina no dia a dia, nas atividades, trabalhos, estudos e em todos os âmbitos da vida pessoal, familiar e comunitária.

Em Cristo e Maria,

Pe. Andrés Furlan, IVE

Confira as fotos aqui!