Jogos Florais 2015

Jogos Florais no Seminário São José de Anchieta

Depois de longos oito anos, o Seminário Maior São José de Anchieta volta a realizar mais uma edição dos tradicionais Jogos Florais. A competição deste ano aconteceu entre os dias 9, 10 e 11 de setembro e teve como tema: A Vida Consagrada. Foram três dias de muita dedicação e esforço dos seminaristas e do Rev. Pe. Tito Paredes, IVE que ficou encarregado da organização.

Os jogos Florais são uma série de competições, entre os seminaristas, que cultivam tanto a área intelectual como também a artística e esportiva. O objetivo principal é o aprendizado no plano das línguas clássicas e modernas (latim, grego, inglês e espanhol), assim como em outras atividades culturais e esportivas. Dentre elas destacam-se a cultura literária, os diálogos em diversas línguas, solos musicais e corais, poesia e atletismo. Tudo isso para buscar o desenvolvimento integral da pessoa humana, o crescimento nas virtudes e a caridade fraterna.

Os religiosos foram divididos em duas equipes que tinham como padroeiros: Os santos mártires claretianos de Barbastro e os beatos mártires beneditinos do Pueyo. No primeiro dia de competição foram apresentadas as histórias dos padroeiros, o estandarte com o lema e o hino de cada equipe, além das provas musicais em coral e com os solistas. No segundo dia, as competições de idiomas exigiram o engenho dos seminaristas, foram analisados textos, vocabulário e diálogos em latim, grego, inglês e espanhol. E para encerrar o segundo dia responderam às questões de história do IVE e história da evangelização do Brasil. O último dia foi reservado para as competições de atletismo e esportes coletivos (saltos em distância, lançamentos de dardo, peso e disco, cabo de guerra e corrida). O futebol, sob uma chuva torrencial, não desanimou os competidores que mostraram garra e determinação durante toda a partida. O mesmo aconteceu com a corrida de obstáculos finalizando o período da tarde. Pela noite, o último desafio foi a encenação da peça teatral “O amor dos amores”, cujo tema foi a vocação. Esta competição foi a que definiu o placar, que até então estava praticamente empatado, saindo os Beneditinos como campeões dos Jogos Florais 2015.

Jogos Florais 2015

Jogos Florais 2015

Durante os jogos o maior destaque foi o bom espírito entre os participantes. Sendo a primeira vez que participavam dos jogos florais, cada equipe deu o máximo que podia no aproveitamento daquilo que era proposto por cada prova. Toda a competição foi uma verdadeira primavera de virtudes que depois de um inverno de longos oito anos fez o Seminário tomar um novo vigor na vida comunitária. Cada um dos seminaristas foi testemunha e protagonista de cada desafio, de cada oportunidade de vencer-se a si mesmo. Testemunha por ter presenciado cada ato de virtude dos irmãos e também protagonista por ter sido ele o próprio sujeito.

Na vida religiosa, cada atividade está em vista da santidade integral do consagrado, onde o desenvolvimento do homem em sua totalidade é fundamental para formar aos membros do Instituto em uma grande maturidade humana e cristã para que alcancem a medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4,13)”.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Equipe Web Brasil

Confira o trailler:

Jogos Florais Trailer

Confira o vídeo resumo destes Jogos Florais:

Jogos Florais 2015 - IVE Brasil

Confira as fotos!

Primeiro dia -- Abertura

Segundo dia

Terceiro dia -- Esportes

Encerramento -- Premiação