Declara o Pe. Carlos Buela, nosso fundador:

Temos a clara intenção, de maneira especial para nossos sacerdotes, de seguir o magistério de Santo Tomás de Aquino. Porque assim manda a Igreja.

Nos dias 28 e 29 de outubro foi realizada mais uma Jornada Tomista no Seminário Maior São José de Anchieta com o tema “A Alma”.  A intenção maior que possui a Jornada é o aprofundamento no conteúdo da formação intelectual dos futuros sacerdotes, a qual se faz urgente frente à nova evangelização e às colocações modernas. Tal formação “é como uma exigência insubstituível da inteligência com a que o homem, participando da luz da inteligência divina, trata de conseguir uma sabedoria que a sua vez se abre e avança ao conhecimento de Deus e a sua adesão” (Pastores dabo vobis, 51).

IMG_4100

Jornada Tomista 2014

Se bem que a Igreja é rica em muitos santos e doutores, contudo Santo Tomás é o único Doutor expressamente recomendado e mandado para que se estudem nas escolas e universidades Católicas. São várias as citações das quais reportamos algumas:

§  Papa João XXII: “Iluminou mais a Igreja que todos os outros doutores. Em seus livros aproveita mais o homem em um só ano que no estudos dos demais durante toda a vida.”

§  Papa Leão XIII: “Muito acima de todos os doutores eclesiásticos brilha Santo Tomás, como príncipe e mestre de todos.” (Aeterni Patris)

§  Concílio Vaticano II: “Tenha-se por Mestre Santo Tomás de Aquino, de maneira especial na Teologia e na Filosofia, na Filosofia perene que é a Filosofia de Santo Tomás.” (Optatam Totius)

§  E o Papa Paulo VI, comentando sobre o Concílio Vaticano II, afirma: “É a primeira vez que um Concilio Ecumênico recomenda um teólogo, e este é precisamente S. Tomás de Aquino.” (Lumen Ecclesiae)

§  João Paulo II: “Precisamente por esta razão, a Igreja tem consistentemente proposto São Tomás como mestre de pensamento e modelo do jeito certo de fazer teologia”. (Fides et Ratio)

§  O Código de Direito Canônico, Cân. 252, ao tratar da formação nos seminários, prescreve: “Haja lições de teologia dogmática, baseadas sempre na palavra de Deus escrita, juntamente com a sagrada Tradição, com cujo auxílio os alunos aprendam a penetrar mais intimamente o mistério da salvação, tendo por mestre principalmente a S. Tomás;

§  Papa Bento XVI – “Doctor Angelicus et communis, um modelo sempre atual … elaborou uma síntese notável de teologia, harmonizando totalmente a razão e a fé.”

IMG_3979

Jornada Tomista 2014

Confira as Fotos!