Pelo Pe. Fábio Vanderlei, IVE.

Nascido em Tenerife, nas Canárias (Espanha), o jesuíta chegou ao Brasil em julho de 1553, onde fundou juntamente com o padre português Manuel da Nóbrega um colégio em Piratininga, deu origem à cidade de São Paulo. José de Anchieta já tinha ido a Portugal aos 14 anos para estudar das Artes e Humanidades, em Coimbra, confiado aos jesuítas, anexo à Universidade local. Ali entrou no noviciado da Companhia de Jesus, e foi logo destinado à missão do Brasil.

José de Anchieta foi humanista não porque quando jovem recebeu de educação renascentista, principalmente filológica e literária, nem no sentido de que seguia o pensamento da época humanista, até porque ele é anterior, mas porque contribuiu singularmente para a formação do que viria a ser a cultura brasileira. Os diversos títulos que ele recebeu, e que hoje querem esconder dos livros de história, manifestam a grandeza desse poligonal homem:

– foi o grande percussor e fundador da literatura brasileira com sua riqueza enorme de escritos. Escreveu cartas, sermões, poesias, a gramática da língua mais falada na costa brasileira (o tupi) e peças de teatro. Entre suas obras destacam-se o Poema da Bem-aventurada Virgem Maria (mais de 5.700 versos escritos nas areias da praia de Ubatuba em São Paulo e depois transcritos por ele mesmo para folhas), De Gestis Mendi de Saa, Teatro de Anchieta e Cartas de Anchieta.

– foi o fundador do teatro brasileiro e utilizava esse meio como engenhoso método na catequização dos índios;

A coleção de Obras Completas é dividida sob três temáticas: poesia, prosa e obras sobre Anchieta; a publicação prevê um total de 17 volumes.

– foi o fundador e co-fundador de várias cidades, Aldeia de Guaraparim (hoje Guarapari), Rio de Janeiro e, principalmente, São Paulo.

Por muitas virtudes e grandezas, é que nós nos enobrecemos em ter o Beato Anchieta como Padroeiro e guia. A figura do Pe. José de Anchieta é uma das mais relevantes do século XVI, século de Santo Inácio e de Santa Teresa de Jesus, de São João da Cruz e de Frei Luis de Granada.

Como evangelizador e missionário o Pe. Anchieta não encontra rival no ocidente. É por isso que aminado por tão grande dom de Deus a nossa terra o invocamos: Anchieta, apóstolo do Brasil, rogai por nós!

Oração a São José de Anchieta:

São José de Anchieta, missionário incansável e Apóstolo do Brasil, abençoai a nossa Pátria e a cada um de nós. Inflamado pelo zelo da glória de Deus, consumistes a vida na salvação das almas, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado de vosso exemplo frutifique novos apóstolos e missionários em nossa terra.
Professor e mestre, abençoai nossos jovens, crianças e educadores. Poeta e literário, inspirai os escritores, artistas e comunicadores. Consolador dos doentes e aflitos, velai por todos aqueles que mais necessitam e sofrem. Santificai as famílias e orientai os que regem os destinos do nosso Brasil. Através de Maria Santíssima, que tanto venerastes, iluminai os nossos caminhos, hoje e sempre. Amém.

Em Cristo,

Pe. Fábio, IVE