A Juventude está sedenta de Deus, de alegria e de verdadeiros ideais que não sejam passageiros ou ao gosto da moda, mas que possam responder ao seu mais profundo anseio por felicidade. Quando recebemos no Seminário Maior do Instituto do Verbo Encarnado em São Paulo mais de 400 jovens e mais de 100 religiosos para os dois dias da 12ª Jornada da Juventude, sabíamos que muitos frutos deveriam, com a graça de Deus, advir deste encontro. E também – como narraremos mais adiante – muitas tribulações e desafios.
A Jornada estava marcada para começar no Sábado, 30, pela manhã. Mas, já na sexta-feira recebemos jovens que vieram em dois ônibus das cidades de Serra e Brejetuba no Espírito Santo, acompanhados do Padre Fábio Vanderlei, IVE, que chegaram com muita alegria e em clima festivo, começando, desta forma, a dar ritmo à Jornada.
No Sábado pela manhã acordamos cedo para receber os jovens que chegavam de vários lugares do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e que se juntaram a alguns do Mato Grosso do Sul que já estavam no Seminário Maior. Após a abertura oficial, começaram as diversas atividades propostas para os dois dias de Jornada.
O tema foi o mesmo sugerido pelo Santo Padre o Papa Francisco para a Igreja do mundo inteiro: “Felizes os pobres de Espírito porque deles é o Reino dos Céus”. O padre Maciel da Silva fez uma explanação sobre o sentido desta bem-aventurança e como os jovens devem vive-la no mundo.

Confira as fotos da Jornada

Após um breve sarau, tivemos uma das palestras mais esperadas por todos: “Namoro Santo”, ministrada pelo professor Felipe Nery. Casado e pai de cinco filhos, o professor ensinou com clareza aos jovens que o namoro só tem sentido quando se tem em perspectiva o casamento. Após a conferência ele ouviu perguntas dos jovens que estavam cheios de dúvidas.
Depois do almoço, todos tiveram tempo livre aproveitado em diversões sadias: futebol, vôlei, tênis de mesa e pebolim. Não podemos negar que muitos ficaram surpresos com a habilidade de seminaristas, noviços e das irmãs Servidoras na prática desses esportes. Esta é uma forma importante de apostolado e, por isso, não perdemos a oportunidade de jogar ao lado deles.
Terminado o tempo livre começaram os Workshops sobre temas diversos: A Verdade, Vocação, Ideologia de Gênero, Guerra na Faixa de Gaza que ilustraram a juventude com sólido material, a partir da visão da Igreja, sobre pontos com os quais muitos deles se depararão, e já se deparam, na escola, faculdade, trabalho ou mesmo na família.
Claro que não podia faltar sarau com muita música, teatro, imitações e até uma coreografia criada por alguns jovens para o Hino da Jornada que a juventude aprendeu e cantou com imensa alegria.

XII Jornada da Juventude

Na parte da noite o momento mais importante do dia: a Santa Missa solenemente celebrada na capela do Convento das Irmãs Servidoras. Após a Missa, todos os jovens – com velas nas mãos e rezando o santo terço – saíram em uma belíssima procissão rumo ao Seminário Maior. Depois a janta, mais sarau e encerramos o primeiro dia de Jornada.
No domingo, outros jovens chegaram para o segundo dia que começou com workshops dos quais participaram com entusiasmo fazendo diversas perguntas e questionamento sobre os temas propostos. Ao meio dia o padre. Ángel Casabon, recém-integrado a nossa província, proferiu uma das palestras mais participadas: “Cristo e o mundo”.
Com 33 anos de sacerdócio, mas com bastante jovialidade, o padre Ângelo apresentou os mártires, seguidores fiéis de Cristo, como modelo para a vida de todos os jovens e demonstrou o quanto foi ilusória, vazia e sem sentido a vida – muitas vezes encerrada com o suicídio – de outros tantos jovens que puseram a sua felicidade no mundo. Todos aplaudiram de pé.
Entre os principais frutos da Missão, que Deus já permitiu que víssemos, estão numerosas confissões durante os dois dias que muitos jovens puderam fazer, voltando desta forma, à graça de Deus e se preparando para receber dignamente a Santíssima Eucaristia.
Além disso, muitos conversaram com sacerdotes sobre sua vocação e, por graça de Deus, alguns já estão decididos a visitarem o Seminário Menor e também o Noviciado para discernirem com maior clareza o chamado de Cristo.
Desde o sábado pela manhã até a tarde de domingo, houve Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento, sem dúvida, o coração e a alma dos dois dias de Jornada. Diversos jovens se inscreveram para, acompanhados de algum religioso, adorarem a Jesus na Hóstia Santa durante meia hora. Sem dúvida, ajoelhados diante de Cristo Eucarístico esses jovens receberam mais graças e bens espirituais que em todo o restante da Jornada.

XII Jornada da Juventude

Aproximadamente às 15h do domingo partimos em procissão novamente para o Convento das Irmãs Servidoras para a celebração da Santa Missa. Na celebração, centenas de jovens receberam também o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e, logo após, foi abençoada a Cruz com a qual se encerra todas as Jornadas. Com imensa emoção e confiados na graça de Deus, que nunca falta, terminamos a 12ª Jornada esperando que os frutos espirituais sejam abundantes e duradouros.

Confira as fotos!