O que é a Oração

Para mim, a oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o Céu, um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria.” Santa Teresa de Lisieux [1].

Tal como disse Santa Teresinha, o Catecismo Maior de São Pio X também afirma que “a oração é uma elevação da alma a Deus, para adorá-Lo, para Lhe dar graças e para Lhe pedir aquilo de que precisamos” [2].

Podemos afirmar também que a oração é um desejo de perfeição, pois ninguém rezaria sinceramente se não quisesse se tornar melhor [3].

A necessidade da oração

Da necessidade da oração, disse-nos o próprio Jesus “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Com isso, Nosso Senhor quis nos dizer que sem a graça, não podemos nem começar a fazer o bem. E este auxílio da graça só é concedido por Deus aos que rezam. Portanto concluímos que a oração é absolutamente necessária para a salvação [4].

O que devemos pedir?

 A oração não deve estar limitada aos nossos desejos de caráter puramente humano, pois dessa forma perderia a sua grandeza.

Devemos pedir, sobretudo, a Glória de Deus, a nossa salvação e os meios para consegui-la. Podemos também pedir bens temporais desde que estes estejam em conformidade com a vontade divina e que não sejam obstáculo à nossa salvação [5].

Embora Deus saiba de tudo aquilo de que necessitamos, a oração se faz necessária para que reconheçamos que somente Ele é quem dá todos os bens. Desta forma testemunhamos nossa humilde submissão a Ele e nos tornamos mais merecedores de seus favores [6].

Como devemos pedir?

Em primeiro lugar, para que nossas orações se tornem eficazes, devemos estar em estado de graça ou buscar recuperar esse estado. Além disso, devemos orar com humildade, reconhecendo nossa incapacidade e miséria; com confiança, tendo uma firme esperança de sermos atendidos; e com perseverança, não nos cansando de orar, mesmo quando não somos atendidos imediatamente [7].

É importante termos em conta que Deus sempre atende as orações bem feitas, porém, sempre da maneira que Ele julga ser mais útil para nossa salvação eterna. Por isso, não devemos nos desesperar quando rezamos e não somos atendidos de imediato, se o que pedimos for útil para nossa salvação, no tempo devido Deus atenderá. Vide o exemplo de Santa Mônica, que por muitos anos rezou para a conversão de seu filho, Santo Agostinho. Um grande exemplo de perseverança na oração.

Apostolado da Oração em nossa Família Religiosa

A Família Religiosa do Verbo Encarnado conta atualmente com mais de 2000 religiosos espalhados por todo o mundo, que rezam diariamente pelas diversas intenções que lhes são confiadas.

Intenções Especiais

Além das diversas intenções dos fieis, rezamos por algumas intenções especiais e pelas intenções do Santo Padre que mensalmente são confiadas ao Apostolado da Oração.

Além disso, cada mosteiro contemplativo do Verbo Encarnado, em todo o mundo, possui uma intenção para a qual os membros rezam de maneira mais particular. Tais como:

  • Em reparação pelas ofensas cometidas à Eucaristia;
  • Por todo o clero;
  • Pela unidade dos cristãos;
  • Pelos dois pulmões da Igreja Católica Latina e Oriental;
  • Pelo povo judeu e para que todos os homens se salvem;
  • Pela defesa da vida humana;
  • Pela paz no mundo;
  • Dignidade da pessoa humana;
  • Para que a Europa redescubra suas origens cristãs.

[1]Obras Completas (Paço de Arcos, Edições do Carmelo 1996) p. 276.
[2] Catecismo Maior de São Pio X, 253.
[3] Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 499.
[4] Santo Afonso de Ligório, A Oração, Capítulo 1, 5.
[5] Catecismo Maior de São Pio X, 262.
[6] Catecismo Maior de São Pio X, 264.
[7] Catecismo Maior de São Pio X, 270-72.