O carisma próprio do Instituto do Verbo Encarnado é a Evangelização da Cultura ou inculturação do Evangelho, pelo qual os seus membros comprometem todas as suas forças para prolongar a Encarnação em todo homem, em todo o homem e em todas as manifestações do homem[1] e buscam trabalhar em suma docilidade ao Espírito Santo e dentro da figura de Maria, a fim de conduzir para Jesus Cristo tudo o que é autenticamente humano, inclusive nas situações mais difíceis e nas condições mais adversas. É o dom de fazer que cada homem seja “como uma nova Encarnação do Verbo”[2], sendo essencialmente missionários e Marianos.

Batismo numa missão do IVE

“Levar à plenitude as consequências da Encarnação do Verbo.”

Em virtude de nosso carisma, a missão, recebida do fundador, e sancionada pela Igreja, é levar à plenitude as consequências da Encarnação do Verbo, que “é o compêndio e a raiz de todos os bens”[3], em especial, ao amplo mundo da cultura, ou seja, à “manifestação do homem como pessoa, comunidade, povo e nação”[4].

Para isso, pedimos a graça de saber como agir, em concreto, para prolongar a Cristo nas famílias, na educação, nos meios de comunicação, nos homens de pensamento e em toda outra legítima manifestação da vida do homem.

Carisma - Instituto do Verbo Encarnado

“Levar à plenitude as consequências da Encarnação do Verbo.”


[1] Cf. Paulo VI, Ecclesiam Suam, nº 23-24.
[2] SANTA ELIZABETE DA TRINDADE, Elevação, 33.
[3] SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, In Matt. Hom., II, 3.
[4] JOÃO PAULO II, Discurso aos homens de cultura em ocasião do Jubileu da Redenção (15/12/1983), 3.