A família, nestes tempos modernos, sofreu como nenhuma outra instituição, o ataque das transformações da sociedade e da cultura. Algumas permaneceram fiéis aos valores que fundamentam a família; outras se deixaram ganhar pela incerteza e o desânimo; outras caminham na dúvida e na ignorância de sua natureza e missão. A missão da Igreja, Mãe não só dos indivíduos, mas também das famílias cristãs, a uns deve sustentar, a outros iluminar e a outros ajudar em seu caminho de provas por este mundo, para conduzi-los à luz da Vida Eterna.

Neste momento que nos cabe viver, o testemunho da família católica é insubstituível, não só por ser uma instituição natural que, além disso, foi elevada a sacramento, mas também porque é necessário ensinar e fundamentar, com o exemplo, que a vida evangélica é aquilo a que se deve apontar a vida de cada ser humano, e a vida de cada família.

Sacramento do Matrimônio

“O testemunho da família católica é insubstituível…”

O Papa Bento XVI nos recordava que o homem “não pode separar-se da pergunta sempre antiga e sempre nova do homem sobre si mesmo: quem sou? E esta pergunta, por sua vez, não pode separar do interrogante sobre Deus: Deus existe? E, quem é Deus? Como é verdadeiramente seu rosto? A resposta da Bíblia a estas duas perguntas é unitária e consequencial: o homem é criado a imagem de Deus, e Deus mesmo é amor. Por este motivo, a vocação ao amor é o que faz do homem autêntica imagem de Deus: faz-se semelhante a Deus na medida em que se converte em alguém que ama.”. E sendo, a família, a Igreja doméstica, é o primeiro lugar onde o homem deve formar-se como cristão e ancorar-se no caminho seguro da Fé.

Dentre os apostolados que realizamos com as famílias destacamos sobretudo as Jornadas das Famílias, pois cada Jornada é uma ocasião especial para participar, em um clima de fraterna alegria, de conferências de formação apresentadas por sacerdotes e leigos, e para nos reunir e compartilhar experiências com famílias que procuram viver cristianamente e são também parte do espírito da Família Religiosa do Verbo Encarnado.

Apostolado com as Famílias

Apostolado com as Famílias

Certamente quem leva cada ano a vanguarda nestas jornadas das famílias é o mesmo Santo Padre, de quem queremos ser imitadores neste aspecto pela importância essencial que a família tem na sociedade. E sendo realmente necessário “instaurar todas as coisas em Cristo”, a família constitui um dos pontos de inflexão para esta evangelização da cultura.

Nestas jornadas se pode experimentar um testemunho íntegro, lúcido e valente que exorta a reagir ante os ataques lançados contra a família. E para isso se dá fôlego aos cristãos mediante estas Jornadas a comprometer-se ativamente nesta batalha pela defesa dos inocentes.