A Missão Popular é uma maneira simples de pregar o Evangelho de Jesus Cristo para todo o Povo de Deus. É o cumprimento do mandato missionário de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16:15-16).

O objetivo das missões é retirado do mandato missionário de Cristo, e é bem expressado por São Luís de Montfort, que indica o propósito de “renovação do cristianismo nos crentes”, e também por Santo Afonso de Ligório, que diz: “O objetivo das missões é a conversão dos pecadores”.

Batismo na Missão Popular

Batismo na Missão Popular

 O missionário prolonga a obra de Jesus que começou a pregar e dizer: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4.17).

 O Beato João Paulo II ensina que a missão popular “é eficaz quando… impele à conversão do coração, isto é, o retorno à verdade e à amizade com Deus para aqueles que perderam a fé e a graça devido ao pecado, Ele chama aos cristãos de rotina para uma vida mais perfeita, desperta fervor na alma, convence os fiéis a viver as bem-aventuranças, e desperta vocações sacerdotais e religiosas… Com maior força e convicção repito hoje o que já escrevi na Carta Apostólica Catechesi Trandendae: As missões tradicionais são insubstituíveis para uma renovação periódica e vigorosa da vida crista” [1].

 É tão grande a importância da pregação e das missões que a Igreja assinala que o sacerdote tem “entre seus principais deveres o de anunciar o Evangelho de Deus” [2]. E aos párocos prescreve que: “Em certas épocas…organizem aquelas formas de pregação denominadas exercícios espirituais e missões sagradas ou outras adaptadas às necessidades” [3].

 O princípio fundamental que rege toda a atividade missionária de nossa Família Religiosa é a revelação da vontade salvífica de Deus, que é a regra que São Paulo transmitiu a seu discípulo Timóteo, bispo e missionário: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2, 04).

 Os padroeiros universais das missões são: São Francisco Xavier (1506-1552), e Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897).

Missão Popular

Portanto, nós, os missionários do Verbo Encarnado, convencidos de que Deus não predestinou ninguém para a condenação eterna, colocamos todos os meios ordinários e extraordinários para que todos os homens possam alcançar a salvação através de Jesus Cristo, o único Salvador, até mesmo ao ponto de dizer como São Luis Orione fez: “Coloca-me, Senhor, na boca do inferno, para que eu, por Tua misericórdia, possa fechá-la.”


[1] Exortação apostólica sobre a catequese hoje Catechesi Tradendae, 16 de outubro de 1979, 47. No mesmo texto o Papa deplora que as missões populares fossem “tantas vezes abandonadas com excessiva pressa”.
[2] CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, c.770.
[3] Ibidem.