Atendendo aos pedidos dos Bispos, trabalhamos nas paróquias, preferentemente, em zonas missionárias ou mais necessitadas.

A atenção das paróquias tem grande importância no apostolado de nosso Instituto. A paróquia é como uma célula da Igreja particular que reduz a unidade todas as diversidades humanas que nela se encontram e as insere na unidade da Igreja. No apostolado paroquial como em todas as demais atividades apostólicas atendemos ao nosso próprio carisma em ordem a enriquecer à Igreja universal. De modo particular, encontraremos nas paróquias um âmbito especial para o exercício de alguns de nossos apostolados específicos, como por exemplo, a santificação dos indivíduos pela pregação de exercícios espirituais e a direção espiritual, a formação de líderes leigos, o trabalho nos meios de comunicação social, a pregação e a administração do sacramento da confissão, a pregação de missões populares em todas suas formas, a atenção aos pobres, doentes e necessitados de todo tipo, etc.

Paróquias

A paróquia é Cristo vizinho e, a semelhança de Cristo, sempre será “eternamente jovem” [1].

Passam as modas culturais e pastorais, passam teólogos e peritos, passam os membros da hierarquia eclesiástica e os fiéis, novas técnicas pastorais são utilizadas, se usam palavras distintas, com o correr do tempo mudam inclusive as coisas que são secundárias nas paróquias, o único que não passa é Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13,8), e o que é análogo a Ele.

A paróquia é Cristo vizinho porque nela, perto de nossas casas, especificamente, opera Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor. Se a paróquia é um grupo de moradores vizinhos, o Vizinho principal é Jesus Cristo.

Paróquia Verbo Encarnado - Vila Guacuri (SP))

Cristo Mestre, ensinando a doutrina nos catecismos, na pregação, nas missões populares em cursos de formação, nos ensinamentos das escolas paroquiais, nas conferências etc.

Cristo Sacerdote já que pelo Batismo, o mesmo Cristo nos integra ao seu Corpo Místico, a Igreja. Recebemos, normalmente, a Confirmação por Cristo Confirmador que nos faz seus soldados; fazemos a primeira Comunhão e outras milhares com Cristo Eucaristia, alimentando nossa alma e configurando-nos cada vez mais com Ele; na Confissão ou Penitência, encontramos com Cristo perdoador que nos absolve de nossos pecados; a Unção dos Enfermos nos une a Cristo que os cura; pela Ordem Sagrada nos tornamos ministros de Cristo Sacerdote; pelo Matrimônio os cônjuges se identificam com Cristo Esposo da Igreja.

Cristo Pastor, que por intermédio de pastores ministeriais nos conduz à vida eterna ensinando-nos as verdades da fé, os frutos dos sacramentos, as normas da moral cristã, a doçura da oração.

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Barragem (SP))

Com isto não queremos afirmar, de nenhuma maneira, que Cristo não esteja presente em todos os lugares. Cristo está espiritualmente presente em nossas próprias casas, escolas, fábricas, campos desportivos, centros de recreação, academias, escritórios, museus, meios de transporte e comunicação… De fato, por todos os lados, nos unimos a Ele através da oração.

Mas, particularmente, está presente na “realidade teológica” [2] que é a paróquia. E sempre estará.

Além disso, Cristo Vizinho é, por isso mesmo, Cristo Contemporâneo que com sua promessa clara nos assegura: Eu estarei convosco até o final dos séculos (Mt 28,20).

Mais informações sobre nossas paróquias:

Paróquias – Instituto do Verbo Encarnado


[1] Mensagem do Concílio Vaticano II para a Juventude (8 de dezembro de 1965) 2.
[2] Congregação para o Clero, Instrução “O presbítero, pastor e guia da comunidade paroquial”, 18.