Processo Formativo

Dimensões da Formação

Queremos formar os membros do Instituto em uma grande maturidade humana e cristã para que alcancem a medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4,13).

Devem manifestar com as obras que têm a Deus no coração, porque pelos frutos se conhece a árvore (Lc 6,44), e a fé sem obras é morta (Tg 2,17).

Podemos agrupar esta obra em quatro itens, a saber: o referente à formação humana, à formação espiritual, à formação intelectual, e finalmente à formação apostólica e pastoral.

Itinerário de Formação

Seminário Menor

Destinado aos adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos.

Dentro dos diversos períodos que se distinguem no processo formativo dos membros, localiza-se no primeiro lugar, para aqueles que desde sua tenra idade manifestam seu desejo de entregar-se a Deus, o Seminário Menor. “O fim próprio do Seminário Menor é ajudar aos adolescentes que parecem possuir germes de vocação a que discirnam mais facilmente e possam responder a elas”[1].

Seminário Menor

E isto possibilita também que, ao concluir seus estudos no Seminário Menor, o candidato “tendo consciência clara do chamado divino, tenha alcançado uma tal maturidade espiritual e humana que lhe permita tomar a decisão de responder a dito chamado com a responsabilidade e a liberdade suficientes”[2].

O Noviciado

A vida no Instituto começa no noviciado. O noviciado tem a duração de um ano e “tem como finalidade que os noviços conheçam mais plenamente a vocação divina, particularmente a própria do Instituto, que provem o modo de vida deste, que conformem a mente e o coração com seu espírito e que possam ser comprovadas sua intenção e sua idoneidade”[3].

 Nesta etapa os noviços receberão o hábito religioso e professaram o voto de escravidão Mariana.

Noviciado

Ao terminar o Noviciado o noviço é admitido à profissão temporal dos votos de pobreza, castidade e obediência.

A profissão temporal se fará, durante os três primeiros anos pelo período de um ano, e logo por um período de dois anos.

Seminário Maior

Como o Instituto do Verbo Encarnado é um Instituto clerical, a maior parte de seus membros são sacerdotes. Concluído o Noviciado, começa o período de formação sacerdotal que se realiza a teor das normas do direito para os seminários e aos documentos da Santa Sé, e sempre em consonância com a espiritualidade e a missão do Instituto, a fim de obter uma autêntica formação integral: humana, espiritual, intelectual e pastoral.

Seminário Maior

De acordo com nosso carisma próprio procuramos orientar todos nossos estudos à evangelização da cultura, para o qual não economizaremos meios nem esforços. Não nos conformamos com um conhecimento superficial da filosofia e da teologia incapaz de compreender em toda sua profundidade o drama do ateísmo contemporâneo e, portanto incapaz de remediá-lo.

“Temos a clara intenção, de maneira especial para nossos sacerdotes, porém, também para as irmãs, de seguir o magistério de Santo Tomás de Aquino. Porque assim manda a Igreja.” [4]

Profissão de Votos Perpétuos

Após cinco anos de profissão temporária os religiosos emitirão a profissão perpétua, o que geralmente se dá no final do terceiro ano de estudo da teologia.

Mestrado e Doutorado

Tendo em vista que a formação intelectual é uma parte muito importante de nosso carisma, e porque temos uma grande necessidade de sacerdotes para ensinar, tanto em nossos próprios seminários e nos seminários diocesanos (especialmente nas zonas de missão), o IVE envia uma grande quantidade de seminaristas e sacerdotes para estudos de pós-graduação.

Em ordem a isto desejamos que todos os membros do Instituto, de acordo com suas capacidades e talentos, cursem estudos eclesiásticos ou civis posteriormente ao estudantado, preferentemente nas Universidades Pontifícias de Roma ou reconhecidas pela Santa Sé, com o fim de capacitar-se e ter título habilitante de Doutor ou Mestre [5].

Contamos com uma comunidade em Roma, onde os sacerdotes e seminaristas de nosso Instituto passam dois anos com o fim de obter seu título de Mestre, ou mais se estão trabalhando para seu doutorado. É obvio, a formação em Roma implica algo mais que acadêmicos, já que permite que nossos membros experimentem o coração da Igreja, o qual é nosso desejo para todos nossos sacerdotes. Como consequência dos estudos em Roma, queremos que nossos membros alcancem um “espírito romano” (Romanita), o que implica uma coroa de virtudes: abertura universal, fidelidade ao Magistério, espírito missionário, longanimidade, e a magnanimidade.  Até o momento, mais de um terço de nossos membros já receberam ou estão estudando para obter um grau avançado, e esperamos que esse número aumente.

A seguir apresentamos uma lista das diversas instituições às que assistiram nossos sacerdotes no passado ou estão atualmente assistindo a fim de obter seu Mestrado ou Doutorado, ou aprofundamento em latim e grego:

Pontifícia Universidade Gregoriana
Pontifícia Universidade Lateranense
Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum)
Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Santa Croce)
Pontifício Instituto Patrístico (Augustinianum)
Pontifício Instituto Bíblico
Instituto Pontifício de Música Sacra
Pontifício Instituto João Pablo II (Roma e Washington)
Pontifício Ateneu São Anselmo
Pontifício Ateneu Regina Apostolorum
Universidade Católica da América
Academia Vivarium  Novum (aperfeiçoamento do latim)
Centro de Estudos Superiores São Bruno de Segni

[1] Sagrada Congregação para a Educação Católica, Ratio Fundamentalis institutionis sacerdotalis, 11. c.
[2] Sagrada Congregação para os Religiosos e os Institutos Seculares, Instrução sobre a renovação acomodada da formação para a vida religiosa Renovationis causam (1969), 4.
[3] Código de Direito Canônico, c. 646.
[4] Padre Carlos Miguel Buela, Elementos não Negociáveis em Nosso Carisma, vídeo por ocasião dos 25 anos de fundação das Irmãs Servidoras, 2013.
[5] Cf. CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, c. 253, § 1.