Restaurar todas as coisas em Cristo

Como Instituto Religioso queremos estar ancorados no mistério sacrossanto da Encarnação, que é “o primeiro e fundamental mistério de Jesus Cristo” [1], atualmente presente, e a partir daí lançar-nos ousadamente a restaurar todas as coisas em Cristo (Ef 1,10). Queremos ser outra Encarnação do Verbo para encarná-lo em todo o humano[2], como ensinava São Felipe Neri: “Quem quer outra coisa que não seja Cristo, não sabe o quer; quem pede outra coisa que não seja Cristo, não sabe o que pede; quem age, e não age por Cristo, não sabe o que faz” [3].

Jesus Cristo ressuscitado, Rei do universo, enviou seus Apóstolos a todas as nações para continuar sua própria missão redentora, que é “fazer os homens partícipes da comunhão que existe entre o Pai e o Filho” [4]: ide… e ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinai-as a observar tudo o que eu vos prescrevi (Mt 28,19-20).

Em virtude deste envio, a Igreja tem como missão proclamar o Reino de Deus, que “não é um conceito, uma doutrina ou um programa sujeito a livre elaboração, senão que é acima de tudo uma pessoa que tem o rosto e o nome de Jesus de Nazaré, imagem de Deus invisível” [5].

Restaurar todas as coisas em Cristo

Restaurar todas as coisas em Cristo!

A missão da Igreja a realiza cada cristão, e de modo particular aqueles que se consagraram a Deus, no apostolado, que tem a mesma finalidade da Igreja: levar os homens à conversão a Deus, “à adesão plena e sincera a Cristo e a seu Evangelho mediante a fé” [6], que deve tender à digna recepção dos sacramentos.

Nesta obra de apostolado em que “se é missionário acima de tudo pelo que se é … antes de sê-lo pelo que se diz ou se faz” [7], ocupa o primeiro lugar o testemunho de vida, “primeira e insubstituível forma da missão” [8], de modo que resplandeça entre os fiéis a caridade de Cristo [9].

Sob todos os pontos de vista a Igreja tem um imenso patrimônio espiritual para oferecer à humanidade em Cristo, que se proclama o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6).

No propósito de restaurar todas as coisas em Cristo nos dedicamos, de maneira especial, a pregação da Palavra de Deus mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4,12) em todas as suas formas. No estudo e no ensinamento da Sagrada Escritura, da Teologia, dos Santos Padres, da Liturgia, da Catequese, do Ecumenismo, etc. Na realização de missões populares, exercícios espirituais, educação e formação cristã de crianças e jovens, obras de caridade com os mais necessitados (crianças abandonadas, deficientes, doentes, idosos), etc. Na busca e formação de idôneos ministros da Palavra, na publicação de revistas, tratados, livros, etc. Pelo verbo oral e escrito queremos prolongar o Verbo.

Consideramos que alguns dos meios mais importantes para alcançar o fim estabelecido é trabalhar sobre os pontos de inflexão da cultura, a saber: as famílias, a educação –em especial a seminarística, a universitária e a terciária– os meios de comunicação social e os homens de pensamento ou intelectuais.


[1] João Paulo II, Alocução dominical (09/09/1981), 1.
[2] Cf. Ef 1,22.
[3] O Espírito de São Felipe Neri em suas máximas e recodações, 1988, p. 7.
[4] Redemptoris missio, 23.
[5] Redemptoris missio, 18.
[6] Redemptoris missio, 46.
[7] Redemptoris missio, 23.
[8] Redemptoris missio, 42.
[9] Cf. Ef 3,19.