O que é a Vocação?

Vocação é o chamado que Deus faz a uma pessoa para um estado ou modo de vida, segundo os planos de sua providencia. Em virtude disso a vocação é um mistério, e só pode ser vista a partir da fé. Ela é sobretudo uma eleição. Para Deus, chamar equivale a eleger (Rm 9,11). Uma eleição que não tem outra explicação senão que a livre iniciativa divina.

O desejo interior e desinteressado de abraçar o estado religioso é um autentico chamado divino, por ser um desejo que supera a natureza, e deve ser seguido no mesmo instante; hoje como ontem são válidas as palavras de Jesus na Escritura: “Se queres ser perfeito vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres. Depois, vem e segue-me!” (Mt 19,21).

A vocação é, portanto, algo sobrenatural. E os que a vê em com olhos puramente humanos, ou pior ainda, mundanos, não a podem entender. A vocação não surge por decisão do homem, não se descobre fazendo um teste de orientação profissional, não nos pode ser mostrada por um psicólogo, um psicopedagogo, nem nenhum educador do mundo. É um chamado de Deus, e, portanto, se escuta quando se escuta a Deus: quando se reza, quando se faz silêncio interior.