Perfil do Religioso do IVE

Na maioria das vezes, aqueles que acabaram de conhecer o IVE, ou estão discernindo sua vocação tem dúvidas a respeito do que particularmente caracteriza nossa congregação.

Obviamente, é difícil dar uma caracterização completa de nosso Instituto e do perfil de nossos religiosos em alguns parágrafos, mas aqui traremos alguns dos principais pontos:

Em primeiro lugar, somos um jovem instituto e estamos crescendo muito rápido. Isso significa que novas coisas estão constantemente desenvolvendo – estamos assumindo novas paróquias, dando início a fundações em novos países, lançando novos apostolados, abrindo novos seminários e noviciados em diferentes lugares etc. Como resultado, estamos sempre tentando nos adaptar às circunstâncias, as quais muitas vezes são inusitadas, por exemplo: você pode ter suas malas prontas para ir a uma missão na Itália e acaba sendo enviado, na última hora, para ajudar a iniciar uma nova fundação na Rússia (isso já aconteceu!).

Outra nota importante aqui é que, porque temos tanta coisa acontecendo, os nossos membros trabalham muito duro, eles estão realmente tentando gastar-se no serviço de Cristo. Relacionado a isso, e também pela natureza ampla de nosso carisma, é o fato de que nós realmente utilizamos ao máximo o potencial de nossos membros.

Quer se trate de talento artístico ou musical, a capacidade intelectual, línguas, experiência em construção, ou qualquer outra coisa, nós desafiamos os nossos membros para utilizar seus dons ao máximo a serviço da nossa vasta gama de desafios missionários. Tudo isto nos estimula, mas é preciso uma intensa vida de oração e um verdadeiro espírito de auto-sacrifício para sustentar essa intensa atividade apostólica. Claro, nós também dependemos enormemente da oração e penitência dos nossos membros contemplativos!

Somos um instituto fiel e profundamente comprometido com a Igreja e seu Magistério, e reconhecemos que isso significa que os nossos membros precisam ser católicos em todos os aspectos de suas vidas. Isso significa que precisamos estar totalmente de acordo com a Igreja em nosso entendimento filosófico e em nossa formação teológica. Isso significa que temos o desejo de ter um zelo verdadeiramente católico em nossa atividade missionária, e que nós realmente acreditamos na necessidade de levar a Igreja Católica a pessoas e lugares que não a conhecem. Isso também significa que temos um profundo desejo de imitar a Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado, de modo a ser imolado e totalmente consumidos por amor a Ele. Isso significa que temos uma profunda devoção à sua presença real na Santíssima Eucaristia, e que temos uma profunda devoção filial a Nossa Senhora, nos consagrando por inteiro a ela de acordo com o método de São Luís Maria de Montfort.

Somos um Instituto alegre. Rezamos para que nós possamos sempre encontrar essa alegria na cruz (gaudium in cruce) e nunca esquecer que ao abraçar nossa cruz estamos vivendo a imitação de Nosso Senhor.

Sabemos que Cristo disse que para segui-lo devemos tomar a cruz, e fazendo isso podemos ter a certeza de que estamos seguindo o Seu divino exemplo. Sabemos, também, que cultivar um espírito de alegria e vida fraterna, às vezes dá trabalho, porém estamos preparados para fazer isso por amor aos nossos irmãos e a nossa vida comunitária, mas sobretudo, porque sabemos que a nossa vocação é um dom de Deus, um dom pelo qual devemos sempre nos alegrar por ter sido dado a nós.

O espírito de alegria, ou a alegria, é uma parte muito importante de nosso carisma, inclusive em nossas Constituições mostra que devemos cultivar essa virtude da eutrapélia, como Aristóteles e S. Tomás de Aquino a chamou. Nós nos esforçamos para fazer de tudo, desde as mais pequenas tarefas diárias aos mais importantes apostolados, com o coração leve e um espírito alegre. Na verdade, as pessoas às vezes dizem que ficam surpresas ao ver como somos silenciosos quando estamos na Igreja, e quão extrovertidos somos no jantar.

Somos uma Instituto missionário. “A atividade missionária não é nada mais e nada menos do que uma epifania, ou uma manifestação do decreto de Deus, e a sua realização no mundo e na história do mundo, no curso da qual Deus, por meio de missão, manifesta sua obra de salvação na história. Pela pregação da palavra e pela celebração dos sacramentos, tendo como centro e ápice a Santíssima Eucaristia, que nos traz a presença de Cristo, o autor da salvação (Ad Gentes 9, Concílio Vaticano II).

“Estamos convencidos de que o mundo não pode ser transformado sem Cristo e Sua Igreja. Com a graça de Deus nós buscamos evangelizar todos os homens. Nossa missão tem uma dupla caracterização: Por um lado, buscamos a glória de Deus e a salvação das almas (tanto nossas quanto dos outros) especialmente pela prática das virtudes que nos fazem participar mais na humildade do próprio Cristo. Por outro lado, nos comprometemos toda a nossa força para inculturar o Evangelho, isto é, para estender a Encarnação do Verbo “a todos os homens, em todo o homem, e em todas as manifestações do homem”, de acordo com os ensinamentos do Magistério da Igreja.

A fim de cumprir isso queremos fundar-nos em Jesus Cristo, que veio em carne (1 Jo 4,2), e só em Cristo, e Cristo sempre, e Cristo em tudo, e Cristo em todos, e Cristo Todo, porque a rocha é Cristo e ninguém pode por outro fundamento (1 Cor 3,11). Queremos amar e servir, e fazer amar e fazer servir a Jesus Cristo: a seu Corpo e a seu Espírito. Tanto ao Corpo físico de Cristo na Eucaristia, quanto ao Corpo místico de Cristo, que é a Igreja, bem como o Seu Espírito, e para trazer outros para amar e servi-lo conosco.

Instituto do Verbo Encarnado

HOME

Publicações

Pedidos de oração

APOSTOLADOS

Restaurar Todas as Coisas em Cristo

Apostolado Intelectual

Catequese

Exercícios Espirituais

Direção Espiritual

Missões Populares

Crianças

Obras de Misericórdia

Dignidade da Pessoa Humana

Família

Aventura Missionária

Jovens

FIDELIDADE

Ao Papa

À Igreja

À Verdade

CAPELA VIRTUAL

Apostolado da Oração

Encontre sua Oração

Pedidos de Oração

FORMAÇÃO

Processo Formativo

Formação Humana

Formação Espiritual

Formação Intelectual

Formação Pastoral

Publicações

Pedidos de oração

Restaurar Todas as Coisas em Cristo

Apostolado Intelectual

Catequese

Exercícios Espirituais

Direção Espiritual

Missões Populares

Crianças

Obras de Misericórdia

Dignidade da Pessoa Humana

Família

Aventura Missionária

Jovens

Ao Papa

À Igreja

À Verdade

Apostolado da Oração

Encontre sua Oração

Pedidos de Oração

Processo Formativo

Formação Humana

Formação Espiritual

Formação Intelectual

Formação Pastoral