Seminário Menor São Tarcísio

A Igreja sempre zelou pelas vocações. Ela reza pedindo-as, incentivando e ajudando a discerni-las e a fortalecê-las. Nosso Instituto atendendo a vontade da Igreja e a vontade dos jovens que querem consagrar suas vidas a Deus conta com Seminários Menores, cuja finalidade é ajudar os adolescentes que parecem possuir germes de vocação, para que a discernam mais facilmente e possam corresponder a ela.

O Seminário Menor é aberto a jovens com idade entre 11 e 17 anos. Aqui se encontra um ambiente propício para discernir, definir, proteger e desenvolver o chamado do Senhor à vida consagrada.

Um grupo de sacerdotes e de seminaristas maiores cuida da educação para a formação espiritual, intelectual, cultural e humana dos seminaristas menores.

As atividades formativas do Seminário Menor se desenvolvem em harmonia com as famílias dos seminaristas, com as quais se pretende promover um diálogo aberto e frequente, e assim a interação educativa entre Seminário Menor e famílias seja de proveito para a educação e maturação integral dos jovens. Afirmava São João Paulo II (para nós Magno, isto é: Grande): “Os que forem chamados, respondam com gozo e generosidade ao dom da vocação”.

Vida Espiritual do seminarista menor

Quando não se busca a santidade do seminarista, tudo fica condenado à esterilidade e ao fracasso. Segundo São João Bosco “O primeiro método para educar bem é fazer boas Confissões e boas Comunhões”.

O seminarista menor tem todos os dias adoração ao Santíssimo, terço, leitura espiritual e se oferece a possiblidade de confissão frequente. Durante o ano é muito importante à participação nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, retiros mensais, direção espiritual mensal e muitas outras obras de piedade.

Santa Missa

Dentre todas as atividades, a de maior importância é a Santa Missa celebrada diariamente e de modo digno. Como em todas as casas do Instituto, a Santa Missa é o centro da vida, é o sol que ilumina a vida interior, o apostolado, o trabalho e toda atividade.

Formação nas Virtudes

“Nos seminários menores, assim como nos anos imediatamente anteriores à ordenação, a meta de formação deve ser ajudar cada candidato a ‘revestir-se’ de Cristo (cf. Gl 3, 27) e a configurar sua própria vida segundo o exemplo do Redentor” (São João Paulo II).

Formação da Inteligência

A formação intelectual no seminário deve ser de forma que a inteligência alcance a Verdade, ou seja, os seminaristas deverão ser formados de acordo com a única Verdade, que está fundada na Fé Católica, e ao mesmo tempo, deverão ser esclarecido sobre as mentiras do mundo.

As crianças estudam na escola, mas tendo no seminário aulas de reforço, catecismo, liturgia, idiomas, palestras e controvérsias formativas, etc.

Formação Estética e Artística

O seminário menor busca ensinar ao jovem a contemplar as belezas artísticas e da natureza, e a partir delas elevar-se ao Criador, já que a beleza é o esplendor do verdadeiro e do bem.

Entres as atividades culturais desenvolvidas no seminário estão às oficinas de música, pintura, restauração de imagem, além de saídas para lugares e ocasiões de grande valor cultural como museus, orquestras, etc.

Destaca-se a importância da educação a música em sua diversidade, especialmente a música sacra, clássica e a folclórica, já dizia São João Bosco: “Um oratório sem música é um corpo sem alma”. Nesta visão também joga um papel importante o teatro: “O teatro é uma palestra de formação religiosa”, dizia o mesmo Santo.

Formação da Vontade

“A vontade é a faculdade soberana, única fonte do verdadeiro e puro amor, do qual a sensibilidade não é mais que uma espécie de aparência” (São João Bosco). Um jovem que não tem controle de sua vontade não pode se dominar, nem cumprir com a vontade de Deus. Por isso, a necessidade e urgência em educá-la.

A Eutrapélia

A eutrapélia é a virtude que modera a nossa alegria, ou seja, aprendemos a não estar tristes, e por outro lado a estar alegres ordenadamente e sem extravagâncias. É o momento de recreação onde a comunidade pode experimentar verdadeira alegria e, sobretudo, a caridade: “A recreação é um símbolo da saúde da alma e do corpo do adolescente” (São João Bosco).

O Esporte

Assim como a eutrapélia, o esporte desenvolve para a prática das virtudes, principalmente para uma verdadeira educação da vontade, por isso o seminarista menor pratica esporte semanalmente.

A experiência ensinou a São João Bosco que onde NÃO se joga, reina o soberano tédio, que é péssimo inspirador e conselheiro.

A Convivência

“Durante um mês, no verão, haverá uma convivência ou acampamento. Isto tem vantagens significativas: diminui o contato com o mundo (durante as férias), com os perigos que ele proporciona; por outro lado, reforça a vida comunitária e espiritual da criança. Dá-se a oportunidade de praticar muitos esportes que em outros tempos seria impossível”. 

Especialmente esportes náuticos, montanhismo, cachoeiras, peregrinações, etc. dizia o São João Paulo II: “… O contato com a natureza, com sua beleza e paz, nos renova e reconforta”.

Os Jogos Florais

Os jogos florais são competições entre equipes de seminaristas que se realizam uma vez ao ano. O período varia entre 15 dias e um mês. São realizados jogos olímpicos, intelectuais, artísticos e muitos outros. São necessários para a formação competitiva dos seminaristas.

Mas, sobretudo, deve-se lembrar do bom espírito, que não é outra coisa que viver bem a caridade e a alegria.

Vida Comunitária

A vida comunitária no seminário é muito importante pela sua beleza, suas vantagens e eficácia evangelizadora. Com todas as suas exigências e recompensas, é o meio ordinário e habitual para o amadurecimento do jovem. O seminarista menor se sente membro vivo da comunidade do Seminário Menor, verdadeiramente irmão de todos.

Seminário Menor São Tarcísio:

Endereço: R. Firmino Mariano Dias, 118 – Vila Figueira, Suzano – SP, 08676-110
Telefone: (11) 5977-2109

Instituto do Verbo Encarnado

HOME

Publicações

Pedidos de oração

APOSTOLADOS

Restaurar Todas as Coisas em Cristo

Apostolado Intelectual

Catequese

Exercícios Espirituais

Direção Espiritual

Missões Populares

Crianças

Obras de Misericórdia

Dignidade da Pessoa Humana

Família

Aventura Missionária

Jovens

FIDELIDADE

Ao Papa

À Igreja

À Verdade

CAPELA VIRTUAL

Apostolado da Oração

Encontre sua Oração

Pedidos de Oração

FORMAÇÃO

Processo Formativo

Formação Humana

Formação Espiritual

Formação Intelectual

Formação Pastoral

Publicações

Pedidos de oração

Restaurar Todas as Coisas em Cristo

Apostolado Intelectual

Catequese

Exercícios Espirituais

Direção Espiritual

Missões Populares

Crianças

Obras de Misericórdia

Dignidade da Pessoa Humana

Família

Aventura Missionária

Jovens

Ao Papa

À Igreja

À Verdade

Apostolado da Oração

Encontre sua Oração

Pedidos de Oração

Processo Formativo

Formação Humana

Formação Espiritual

Formação Intelectual

Formação Pastoral