Terceira Ordem Secular

Natureza

A Terceira Ordem Secular ou ordem laical do Instituto do Verbo Encarnado é uma associação de fiéis leigos, cujos membros vivendo no mundo, desejam participar do espírito do Instituto para procurar de modo mais seguro e eficaz a própria perfeição cristã em todo o amplo campo da vocação laical sob a alta direção do mesmo Instituto e para realizar a santificação de todos os homens mediante as obras de apostolado”1.

Por isso quer e se compromete a formar com os membros do Instituto do Verbo Encarnado e das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará uma única família, unidos pela mesma fé, os mesmos fins, a mesma missão, o mesmo carisma, a mesma índole e o mesmo espírito. É parte essencial e constitutiva da família religiosa do Instituto, da qual este não pode prescindir, enquanto que é a prolongação da atividade da Instituição nos âmbitos próprios da vida laical. A terceira ordem admite diversos graus de pertença, que incluem, em seu nível mais alto, a consagração laical por meio de votos.

Dupla finalidade da Terceira Ordem

A Terceira Ordem do Verbo Encarnado persegue o mesmo fim do Instituto, que é duplo: por um lado busca a maior gloria de Deus e a salvação das almas, tratando de santificar a seus membros e santificar a partir da própria condição laical o mundo inteiro.

Por outro lado, como terciários da família do Verbo Encarnado, a Terceira Ordem Secular compromete todas suas forças para inculturar o Evangelho, quer dizer para prolongar a Encarnação em todo homem e em todas as manifestações do homem, de modo particular mostrando que a Igreja “tem uma autêntica dimensão secular, inerente a sua íntima natureza e a sua missão, que funda sua raiz no mistério do Verbo Encarnado e se realiza de formas diversas em todos seus membros”2. Para isto busca ordenar os assuntos temporais segundo Deus3, instaurando todas as coisas em Jesus Cristo4, manifestando a Cristo diante dos outros, primordialmente por meio do testemunho da vida, da irradiação da fé, da esperança e da caridade, iluminando as realidades temporais junto às quais está estreitamente vinculada, de modo tal que sem cessar se realize e progrida conforme Cristo e seja para a glória do Criador e do Redentor 5.

Espiritualidade

Por isso a Terceira Ordem Secular deseja imitar profundamente, no âmbito que lhe é próprio ao Verbo Encarnado que “quis participar da convivência humana… santificou os vínculos humanos, em primeiro lugar os familiares, onde têm sua origem as relações sociais, submetendo-se voluntariamente às leis de sua pátria, quis levar a vida de um trabalhador de seu tempo e de sua região”6. Já que “ao escolher a vida comum dos homens, o Filho de Deus conferiu a essa vida um novo valor, elevando-a as alturas da vida divina... o Evangelho nos testemunha que o Filho eterno se identificou plenamente com nossa condição, vivendo no mundo sua própria consagração. A vida integralmente humana de Jesus no mundo é o modelo que inspira a vida de todos os batizados7. Assim os terciários procuram imitar a Cristo com a convicção de que “os leigos podem levar a cabo em sua vida a conformação ao mistério da Encarnação, precisamente mediante o caráter secular de seu estado”8.

Apostolado

E para a concreta e eficaz realização destes fins a terceira ordem se dedica às obras de apostolado, como parte essencial de sua missão, tendo como centro de ação próprio e particular os pontos de inflexão da cultura, dos extremos próprios da vida secular; as obras de misericórdia com os mais necessitados, o apostolado da oração, a catequese, as missões, a proclamação da verdade pelos meios de comunicação, a política, a docência; a ajuda aos sacerdotes e religiosos; a assistência social, sobretudo com os mais carentes; e o aproveitamento de tudo aquilo que possa licitamente ser utilizado para que Cristo reine em todos os estratos da vida individual, familiar e social. Sabendo que “os fiéis e mais precisamente os leigos, encontram-se na linha mais avançada da vida da Igreja; pois por eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana9.

Cada membro “deve ser diante do mundo uma testemunha da ressurreição e da vida do Senhor Jesus e um sinal do Deus vivo. Todos juntos devem alimentar ao mundo com frutos espirituais, e difundir nele, o espírito de que estão animados aqueles pobres, mansos e pacíficos a quem o Senhor no Evangelho proclamou bem-aventurados”.

Numa palavra, cada membro deve cumprir aquilo que diz que “assim como a alma é ao corpo, assim tem que ser os cristãos no mundo” 10.

Fidelidade ao Espírito Santo e Devoção Mariana

Só na mais absoluta fidelidade ao Espírito Santo conseguiremos nossos fins. Sendo conscientes que nosso pobre esforço unicamente é fecundo e irresistível se estiver em comunicação com o vento de Pentecostes.

Para alcançar esta disposição de suma, total e irrestrita docilidade ao Espírito Santo, que é o Espírito de Cristo11, a Terceira Ordem Secular do Verbo Encarnado necessita que a Santíssima Virgem seja o modelo, a guia, a forma de todos seus atos, pelo que, com todas as forças da alma e do coração, hoje e sempre, dizemos “Totus tuus”, Maria!

  1. Código de Direito Canônico, c. 303.
  2. Paulo VI, Discurso aos representantes de Institutos Seculares sacerdotais e laicais, Quarta 02 de Fevereiro de 1972.
  3. Cf. Concílio Vaticano II, Constitución Dogmática Lumen Gentium, 31.
  4. Ef 1,10.
  5. Ef 1,10.
  6. Christifideles Laici, 15.
  7. João Paulo II, Catequese da quarta, 10/11/1993, 5.
  8. João Paulo II, Catequese da quarta, 10/11/1993, 5.
  9. Pío XII, Discurso aos novos Cardeais, Acta Apostolicae Sedis, 38 (1946), 149.
  10. Carta a Diogneto, 6; Cf. Lumen Gentium, 38.
  11. Cf. Rom 8,9.