Nossos missionários mandam notícias desde Alepo – Síria sobre a situação de guerra em que vivem. Quem relata é uma das irmãs Servidoras desta missão.

O dia tres de maio tem sido uma das jornadas mais dificeis vivida nos últimos tempos em Alepo;

Diversos grupos rebeldes atacaram a cidade em diferentes pontos ao mesmo tempo. Uma infinidade de projeteis invadiram a cidade, deixando consequências desastrosas. Atacaram bairros residenciais, considaderados até o momento “zonas seguras” na cidade, e zonas como as ruas Al-Nil, Khaldyah, Sirian, Subil, Mogambo, Al-Zahraa. Também foi danificado o Hospoital al Dubet, causando a morte de várias pessoas.

No momento não ha parte da cidade que seja segura. Sucedem-se jornadas inteiras de fortes enfrentamentos: sons de aviões, explosões de diversos tipo, descargas de armas, luzes dos mísseis. Os rebeldes atacam lançando garrafas de gás que caem em qualquer ponto da cidade, ferindo e matando centenas de pessoas.

Ontem por duas horas, em um tempo de relativa tranquilidade visitamos um hospital. No caminho de volta a casa vimos veículos pedindo passagem apressadamente, levando crianças feridas ao hospital mais próximo. Desde que começou a guerra diz-se que 33 hospitais ficaram foram do serviço. O medo, a angustia e a dor marcam o rosto do povo; os hospitais estão lotados. Alepo está vestida de luto e vê o sangue de seus filhos derramado nas ruas.

siria-SSVM-servidoras-1

Quando há uma trégua de paz nossas jovens, que estavam na universidade, vão chegando em casa: cansadas e assustadas. Uma nuvem de fumaça negra envolvia ontem toda a zona em que vivemos. Improvisamos com as jovens um almoço juntas, a fim de que se acalmem. Participaram praticamente todas da Santa Missa, do mês de Maria, mesmo com os enfrentamentos desde o meio dia que se seguiram quase initerruptamente até as 5 ou 6 da manhã.

Contudo a fé do povo se mantém firme. Estamos em contato diário com os fiéis, ligamos para eles para saber como estão e muitos de eles nos ligam várias vezes ao dia para saber como nós estamos. Pedem-nos que os encomendemos à Nossa Senhora no mês de Maria, principalmente os que vivem longe da Igreja e a situação está mais que perigosa nestes momentos”.

Rezemos pela paz mundial e pela fortaleza dos missionários nestas terras.

Mais notícias sobre nossa Missão na Síria em: facebook.com/SOScristianosensiria

Notícia original: Crônicas – Verbo Encarnado