Assim como Jesus Cristo teve uma predileção por São João “o discípulo amado”, que era o mais jovem dos Apóstolos, a Sua Igreja segue também manifestando a sua esperança e um amor especial pelos jovens:

“Queridos jovens: ide com confiança ao encontro com Jesus! E, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele, pois Cristo é a resposta verdadeira a todas as perguntas sobre o homem e o seu destino. É preciso que vocês, jovens, se convertam em apóstolos dos seus coetâneos.” (Papa João Paulo II). [1] Este mesmo Sumo Pontífice afirmava “que a Igreja se ocupa dos jovens, não por tática, mas por vocação”.

Apostolado com os Jovens

“Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”. (Papa Bento XVI)

 “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”  (Papa Bento XVI) [2].

“A vocês jovens digo: não tenham medo de ir contracorrente, quando nos querem roubar a esperança, quando nos propõem estes valores que estão danificados, valores como a comida estragada e quando uma comida está estragada, nos faz mal; estes valores nos fazem mal. Devemos ir contracorrente! E vocês, jovens, sejam os primeiros: vão contracorrente e tenham este orgulho de ir contracorrente. Avante, sejam corajosos e vão contracorrente! E sejam orgulhosos de fazê-lo!” (Papa Francisco) [3].

Apostolado com os Jovens

Apostolado com os Jovens


[1] Viagem Apostólica à Espanha, discurso na Vigília de Oração com os jovens espanhóis, Madrid, 3 de maio de 2003.
[2] Discurso no encontro com os jovens no Estádio Municipal do Pacaembu, São Paulo, quinta-feira, 10 maio de 2007.
[3] ANGELUS, Praça São Pedro, Domingo, 23 de junho de 2013.