Pelo Pe. Omar Rolando Mazzega, ex-superior provincial do IVE no Brasil e missionário na Itália

A tomada de posse de uma paróquia não tem nada de extraordinário, ou seja, fora do ordinário… Mas a de Gênova, sim.

O que é o ordinário em uma tomada de posse? O ordinário é indicado pelas rubricas: o bispo entrega as chaves da paróquia ao novo pároco, faz-se a leitura do decreto de nomeação, renovam-se as promessas sacerdotais, entregam-se as chaves do sacrário, etc.

Pe. Omar

O que foi o extraordinário? O extraordinário, fora do ordinário, desta tomada de posse foi marcado pelo seguinte:

    • O bispo que presidiu a Santa Missa foi o Cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, cujo cargo é eleito diretamente pelo Santo Padre (neste caso, Bento XVI).
    • A presença do Superior Geral do IVE e membros de seu conselho.
    • A presença do superior provincial do IVE na Itália.
    • A presença da Superiora Geral das Irmãs Servidoras do Senhor e membros de seu conselho.
    • A presença da superiora provincial das Irmãs Servidoras do Senhor na Itália.
    • A presença do coral de nosso Seminário Maior de Montefiascone, que viajaram especialmente para este evento. Também cantaram algumas Irmãs Servidoras vindas do Juniorado de Tuscania. Ambos foram elogiados pelo Cardeal ao finalizar a Santa Missa.

E o que merece grande destaque é que houve também uma mudança de congregação: anteriormente os Cônegos Regulares Lateranenses atendiam esta paróquia desde 1448, e a partir de agora o IVE, a pedido do Cardeal Bagnasco, assumiu então os cuidados da mesma.

Despois da Santa Missa se realizou um almoço com a participação de sacerdotes, seminaristas, freiras e dos fiéis da paróquia. O clima de alegria que caracteriza nossas festas é por todos conhecido (ordinário)… Aqui, porém, foi uma novidade (fora do ordinário): é a primeira vez que fazemos uma festa segundo nosso habitual estilo. Todo o povo ficou encantado pela alegria de nossos religiosos, muitos deles jovens.

cardeal

Um detalhe: o Cardeal pediu visitar a casa paroquial. Ao retornar se deteve na porta do salão observando o clima de festa e de alegria que reinava: cantavam cantos em várias línguas: espanhol, português, russo, inglês e muitos em italiano, cantos do sul até o norte da península, especialmente genoveses. Posteriormente, manifestou sua alegria por todo o acontecido neste dia.

Tudo isso fez dessa tomada de posse algo extraordinário, quer dizer, fora do ordinário.

Pe. Omar Mazzega, IVE.
Gênova, Itália.