No último dia 06 de agosto a Família Religiosa do Verbo Encarnado comemorou a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor. De modo especial comemora, também com grande júbilo, seu fim específico – “aquilo que nos constitui e deve nos distinguir entre as diversas famílias religiosas da Igreja”: A Evangelização da Cultura.

Neste dia tão especial para nossos Institutos elevemos nossas orações à Deus para que sua graça transforme a cada um de nós à sua imagem e renove em nós o zelo missionário para podermos dar testemunho em todas as partes de que o mundo não pode ser transformado nem oferecido a Deus sem o espírito das bem-aventuranças.

Pe. Gustavo Nieto, IVE

Festa da Transfiguração - 2016

fotos-ive

Confira mais fotos!

Após a Santa Missa, teve lugar a “Poliglosis” – um sarau cultural onde nossos religiosos apresentaram uma música, um texto ou um poema em diversos idiomas. Representando assim nosso desejo de seguir o mandato de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”. Mc 16,15

Confira a carta que o Pe. Gustavo Nieto, superior geral do Instituto do Verbo Encarnado, escreveu para toda a Família Religiosa:

 


 

6 de agosto de 2016

Festa da transfiguração do Senhor

“O fim de nossa existência é tão luminoso como o rosto transfigurado do Messias: nele está a salvação, a felicidade, a glória, o amor ilimitado de Deus.

Então como podemos não estar preparados para sofrer por esse fim? (…)

Jesus nos deu os meios para sermos vitoriosos na luta do bom combate da fé na fidelidade à sua palavra e na humilde adesão à cruz”

( São João Paulo II, Homilia na Festa da Transfiguração , 07/03/1993)

Queridos todos no Verbo Encarnado,

O milagre da Transfiguração, pelo qual o Verbo Encarnado mostrou a seus discípulos a glória e a beleza de seu corpo, é ocasião para nossa família Religiosa de festejar com grande júbilo nosso fim específico, “aquilo que nos constitui e deve distinguir-nos entre as distintas famílias religiosas da Igreja”[1], a evangelização da cultura.

Durante o VII Capítulo Geral, que acaba de terminar, pudemos apalpar vivamente e com grandíssimo gozo o grande trabalho de inculturação que vocês levam adiante com grande entrega nas distintas províncias e apostolados encomendados. Pelo qual, nesta festa não podemos menos do que dar graças à Deus, que suscita em nós o desejo de derramar nessas terras a graça do Evangelho à mãos cheias, , e também dar graças pelos abundantes frutos com os quais nos tem abençoado.

Neste dia tão especial para nossos Institutos elevemos nossas orações à Deus para que sua graça transforme a cada um de nós à sua imagem e renove em nós o zelo missionário para podermos dar testemunho em todas as partes “ de que o mundo não pode ser transformado nem oferecido a Deus sem o espírito das bem-aventuranças”[2], tendo sempre “a mais absoluta certeza de que Deus segue tendo tal sabedoria e força, capazes de transformar as culturas e a história do homem”[3].

É nosso fervoroso desejo que Deus abençoe com abundantes frutos os muitos esforços que os membros de nossa Família Religiosa em todas as partes fazem para que as culturas sejam transformadas pela prodigiosa novidade de Cristo, que “se fez homem para que o homem se faça Deus” (Santo Atanásio, Sobre a Encarnação do Verbo, 54, 3).

Que Maria Santíssima, Estrela da Nova Evangelização, nos renove em nosso propósito e alcance para nós estas graças.

Muitas Felicidades! E que Deus vos abençoe!

Em Cristo, o Verbo Encarnado e sua Santíssima Mãe,

Pe. Gustavo Nieto, IVE
Superior Geral

[1] Diretório de Espiritualidade, 122.

[2] Constituições, 1.

[3] Cf. P. Carlos Buela, IVE. Sacerdotes para sempre, cap. 3.1.