A Providência

O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a Divina Providência consiste nas disposições pelas quais Deus conduz, com sabedoria e amor, todas as criaturas, para o seu último fim” [1]. Toda a criação foi formada “em estado de caminho” para uma perfeição última destinada por Deus a todos os homens: a salvação eterna[2]. Assim, “Deus guarda e governa, pela sua Providência, tudo quanto criou”[3]

A plena confiança na Divina providência é parte essencial de nosso carisma, conforme declara nosso fundador[4]:

 “[…] Somos filhos de Deus e Deus é nosso Pai, infinitamente bom, dependemos d´Ele, Ele alimenta as aves do céu, Ele faz florescer os lírios do campo, quanto mais fará por nós. Se dá de comer aos pássaros do céu, alimenta os lírios dos campos, como não vai dar de comer a nós, como não vai dar o necessário para vestir-nos. Sabendo todos que tudo o que sucede, sucede segundo número, peso e medida, como diz no livro da Sabedoria. É Deus que tem manejado a linha da história e esta confiança na providência nos faz viver com a pobreza própria da vida religiosa, congregar na alegria sem ter preocupações mundanas, e é o que dá também o sentido dos frutos porque Ele é quem disse: ‘Ireis e dareis frutos em abundancia’… em abundancia.”

 De que vivemos?

 Vivemos dessa Providência Divina, que atua utilizando como instrumentos nossos amigos e benfeitores que generosamente contribuem em nossa missão.

vivemos_3

 Nossas casas de formação e nossas missões, como todos os lares, tem gastos que são indispensáveis para uma família como luz, telefone, gás, alimentação, medicamentos, transporte, manutenção, material didático, etc. e, mesmo levando uma vida humilde, as despesas se multiplicam quando cresce o número de jovens formandos ou quando as missões são emblemáticas, em lugares difíceis e muito carentes.

É por isso que colaborando conosco você faz uma obra de caridade muito grande em prol das vocações sacerdotais de nosso Instituto e de nossas missões e obras de misericórdia em todo o mundo. Colaborar com as vocações sacerdotais é multiplicar Cristo na terra e cristãos no céu.


[1] Catecismo da Igreja Católica, 321.
[2] Cf. Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica. I, q. 22, a. 1.
[3] Concílio do Vaticano I, Const. dogm. Dei Filius.
[4]  Padre Carlos Miguel Buela, Elementos não Negociáveis em Nosso Carisma, vídeo por ocasião dos 25 anos de fundação das Irmãs Servidoras, 2013.