Aqui também o fim é Jesus Cristo, Pastor de pastores (1 Pd 5,4), enquanto Ele é o Supremo Modelo e enquanto o rebanho é Dele: apascenta minhas ovelhas (Jo 21,16). Por isso “toda a formação dos candidatos ao sacerdócio está orientada a prepará-los de uma maneira específica para comunicar a caridade de Cristo, Bom Pastor” [1]. Sendo o nosso um Instituto que conta com ramos apostólicos, os emprendimentos pastorais são essenciais aos mesmos. Sem esquecer jamais que não há autêntica pastoral católica sem uma profunda vida espiritual, sem uma sólida formação doutrinal e sem uma viril disciplina.

A sede de almas tem que ser desde o mesmo começo da vida religiosa uma dimensão que, paulatina e prudentemente, deve ir concretizando-se na vida do candidato, do noviço e do mestre. Por isso a formação pastoral deve incluir uma aprendizagem pastoral harmônica através de uma experiência inicial e progressiva no exercício do ministério [2].

Formação Pastoral

Deste modo o fim da formação será só Cristo, Cristo sempre, e Cristo em tudo, e Cristo em todos, e Cristo Todo. Até que o religioso possa dizer sede imitadores meus como eu o sou de Cristo (1 Cor 11,1), e já não sou eu quem vive mas Cristo que vive em mim (Gal 2,20). De tal maneira, o mesmo Jesus Cristo nos defenderá ante o Pai no dia do julgamento dizendo ao nos ver: “Olhai que és membro meu e que és eu” [3].

Aspiramos a formar para a Igreja Católica sacerdotes segundo o Coração de Cristo: que banhem seu espírito na Palavra de Deus, serviçais com o próximo, solidários com todo necessitado, promotores do laicado, com grande capacidade de diálogo, sem crise de identidade, desejosos da formação permanente, abandonados à Providência, amantes da liturgia católica, pregadores incansáveis, “caudalosos de espírito” [4], “com uma língua, lábios e sabedoria aos que não possam resistir os inimigos da verdade” [5], de ubérrima fecundidade apostólica e vocacional, com ímpeto missionário e ecumênico, abertos a toda partícula de verdade ali onde se ache, com amor preferencial aos pobres sem exclusivismos e sem exclusões, que vivam em cristalina e contagiosa alegria, em imperturbável paz até nos mais árduos combates, em absoluta e irrestrita comunhão eclesiástica, incansavelmente evangelizadores e catequistas, amantes da Cruz. Enfim, homens com sentido comum, com esse sentido comum cristão que não é outra coisa que a Santa familiaridade com o Verbo feito carne.

Formação Pastoral

Dentre nossos trabalhos apostólicos destacamos:

  • Pregação de Exercícios Espirituais
  • Missões Populares
  • Intelectual
  • Cursos de Cultura Católica
  • Curso de Formação para Profissionais
  • Curso de Formação para Universitários
  • Juvenil
  • Jornada de Jovens
  • Oratórios Festivos
  • Jornada das Famílias
  • Acampamentos para estudantes
  • Acampamentos para Jovens e Crianças
  • Obras de misericórdia

[1] Exortação apostólica pós-sinodal sobre a formação dos sacerdotes na situação atual Pastores Dabo Vobis, 25 de março de 1992, 57; Cf. OT, 4.
[2] Cf. Exortação apostólica pós-sinodal sobre a formação dos sacerdotes na situação atual Pastores Dabo Vobis, 25 de março de 1992, 58.
[3] São João de Ávila, Sermões, Domingo III post. Pentecostes, op. cit., P. 297.
[4] São João de Ávila, Sermões, Festa de São Nicolás, op. cit., T. III, P. 230
[5] São Luis Maria Grignion de Montfort, Oração abrasada, nº 22