O Instituto do Verbo Encarnado (IVE) é um Instituto clerical de vida apostólica e contemplativa. Foi fundado na Argentina, no dia 25 de março de 1984, pelo Pe. Carlos Miguel Buela, com o propósito de seguir a Jesus Cristo mediante a profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência, e de um quarto voto de «escravidão mariana», segundo o espírito de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Padres do Instituto do Verbo Encarnado

Padres do Instituto do Verbo Encarnado

O Verbo Encarnado tem como carisma próprio prolongar a Encarnação «a todo o homem e a todas as manifestações do homem» (Cf. Evangelii nuntiandi, 20), a fim de consagrar a Jesus Cristo todo o autenticamente humano. Seus membros procuram fazer efetiva a inculturação do Evangelho, assumindo as coisas autenticamente boas das culturas para que assim possam ser redimidos.

Brasão do Instituto

Em seus esforços em prol da evangelização, o IVE se nutre da bimilenária sabedoria da Igreja e recorre aos métodos utilizados pelos melhores de seus exponentes, os Santos. Na tarefa pastoral, dedica-se, de modo especial, à pregação de missões populares, segundo o método de Santo Afonso Maria de Ligório, e de Exercícios Espirituais, segundo Santo Inácio de Loyola. O vasto campo da evangelização da cultura lhe permitiu abrir-se a numerosas tarefas apostólicas, sem excluir as diversas obras de misericórdia nem o trabalho nos meios de comunicação social.

Dentro do mais vasto campo apostólico, o Instituto está à disposição dos Bispos para assistí-los em suas Igrejas locais, de modo especial, provendo formadores para os seminários e sacerdotes para a atenção de paróquias e colégios de diversos níveis.

Para a formação de seus religiosos, conta com Seminários Menores e Noviciados na maioria das Províncias Religiosas e também com Seminários Maiores na Argentina, Brasil, Peru, Estados Unidos e Itália. Ademais, provê com formadores os seminários diocesanos no Peru, Terra Santa, Rússia, Ucrânia, Papua Nova Guiné e Estados Unidos. Como parte do programa de formação, os sacerdotes do IVE realizam seus estudos de pós-graduação nas Universidades Pontifícias de Roma. Com este mesmo fim, abriu na Itália um Centro de Altos Estudos com faculdades de exegese bíblica, teologia e filosofia.

Com a presença de seus membros chamados à vida contemplativa, atualmente tem mosteiros na Argentina, nas Ilhas Canárias e em Barbastro, na Espanha, na Itália, na Terra Santa e em Túnis, na Tunísia.

O Instituto está dividido em 14 Jurisdições eclesiásticas de rito romano e de outros ritos orientais. Cada jurisdição está a cargo de um Superior Provincial e seu atual Superior Geral é o Revdo. Pe. Gustavo Nieto.