Os missionários do Instituto do Verbo Encarnado em missão no Iraque criaram um site em língua portuguesa, para divulgar a perseguição sofrida pelos cristãos em todo Oriente Médio.

A situação dos cristãos perseguidos, marginalizados, atacados, é pouco conhecida, especialmente quando se dá em países nos quais são a minoria. Esta é a situação dos cristãos no Iraque. Sobre ele se impõe o silêncio dos meios de comunicação em massa: são esquecidos, deles não se fala. Há demasiados interesses em jogo, que os tornam algo incômodo.

Este silêncio sobre a situação atual dos cristãos no Iraque e no Oriente Médio não pode continuar porque é um crime. A Igreja levanta sua voz, mas não é suficientemente escutada: os Sumos Pontífices (o Papa atual e os que o precederam) são os únicos que incansavelmente lembram ao mundo a triste realidade dos cristãos nesses lugares de perseguição.

Seguindo seu exemplo, muitos filhos da Igreja se concentraram nesta empreitada. Entretanto continua sendo insuficiente: marginalização, abandono, mentiras e calúnias, agressões físicas, sequestros, torturas e mortes, se transformaram em algo habitual para estes nossos irmãos.

Por isso, começamos este blog como um meio de pôr nosso “grão de areia” para ajudar a estes filhos da igreja que sofrem e que poderíamos chamá-los “filhos sofredores”.

Faremos nossa contribuição como testemunhas do que acontece com os cristãos no Iraque. Confiamos que em outros lugares surgirão outras vozes, cada uma dando a conhecer esta realidade que se repete em várias partes do planeta.

Ao mesmo tempo este será um meio de fazer conhecer algumas de nossas atividades de cunho espiritual, pastoral e social.

Comunidade “Cristo Rei” do Instituto do Verbo Encarnado em Bagdá, Iraque.

Acesse o site www.amigosdeiraque.verboencarnado.net