IVE na Estrada -- Reduções Jesuíticas

Neste primeiro vídeo da série mostraremos as visitas dos seminaristas do Instituto do Verbo Encarnado às Reduções Jesuíticas.

IVE na Estrada: Missões Jesuíticas

As Reduções (ou Missões) Jesuíticas merecem um lugar muito especial na história das missões católicas. Foram uma grandiosa obra da evangelização da cultura.
Consistiam em grandes áreas criadas pelos missionários da Companhia de Jesus ao longo do século XVI na América. Nestes espaços, uma grande quantidade de índios era reunida sob a direção de alguns poucos jesuítas. Ali os nativos recebiam formação profissional, religiosa e cultural. Haviam diversos tipos de oficinas, aulas de música e catecismo. O principal objetivo das reduções era a formação cristã integral do povo.

“A expressão e os melhores frutos da identidade cristã da América são seus santos… É necessário que seus exemplos de entrega sem limites à causa do Evangelho sejam não só preservados do esquecimento, mas também mais conhecidos e difundidos entre os fieis do Continente”. (São João Paulo II -- Ecclesia in America, 15)

Por esse motivo, também foi possível visitar o Santuário de Caaró, em Caibaté, Rio Grande do Sul. Este santuário mantém viva a memória e o testemunho dos santos mártires Pe. Roque González, Pe. Afonso Rodrigues e Pe. João del Castillo. Depois de fundar numerosas comunidades cristãs, chamadas Reduções, entre os índios no Paraguai e região missioneira da Argentina, entraram em terras do atual Rio Grande do Sul, onde a 3 de maio de 1626 celebraram a primeira missa em terras gaúchas, na localidade de São Nicolau. Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, foram mortos por um grupo de índios rebeldes à evangelização, liderados pelo cacique-pagé Nheçu. Os padres Roque e Afonso foram mortos na recém fundada redução de Caaró, no dia 15 de novembro de 1628, e o padre João dois dias mais tarde, em Assunção do Ijuí.

As seguintes Reduções foram visitadas:

  • No Brasil (Rio Grande do Sul)
    • São Miguel
    • Santo Ângelo
  • Na Argentina (Misiones)
    • San Ignácio Miní
    • Nuestra Señora de Santa Ana
    • Nuestra Señora de Loreto
  • No Paraguai (Encarnación)
    • Jesús de Tavarangue
    • La Santísima Trinidad de Paraná

Mais informações sobre as Reduções Jesuíticas e sobre a evangelização na América em geral pode ser encontrada no livro “Hechos de los apostoles en América” do Padre José María Iraburu: Download do Livro -- em espanhol

Confira as fotos da viagem!